Rússia continua com ataque no leste da Ucrânia buscando a consolidação do terreno
Na Ucrânia, os militares russos estão intensificando sua ofensiva para assumir o controle de toda a província oriental de Luhansk. A Rússia também está trabalhando para solidificar seu domínio sobre áreas que já afirma ter conquistado.
O Ministério da Defesa da Rússia disse na sexta-feira (27), que vários de seus mísseis atingiram as forças ucranianas e postos de comando. Disse também que está se preparando para uma ofensiva contra Severodonetsk, que é considerada o último reduto das forças ucranianas em Luhansk. Um líder pró-russo em Luhansk alegou que a Rússia está, agora, no controle de 95% da região.
As autoridades locais estimam que cerca de 13.000 pessoas estão se abrigando no subsolo ou em outros lugares fora de suas casas. Eles disseram que quatro pessoas foram mortas em ataques russos na quinta-feira (26).
O Ministério da Defesa do Reino Unido disse na sexta-feira (27), que as forças terrestres russas estão tentando cercar a cidade, e ocuparam várias vilas ao sul em meio à crescente pressão militar.
Moscou parece estar interessada em estabelecer uma presença permanente nas áreas que afirma controlar.
De acordo com a agência de notícias Tass, um caminhão de TV está transmitindo programas de notícias estatais russos em Mariupol. Na região sul de Kherson, o rublo está circulando ao lado da moeda ucraniana. Um líder separatista pró-Rússia disse que o foco, agora, está no estabelecimento de órgãos administrativos em Kherson e outras regiões sob controle russo.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am