Rússia celebra o “Dia da Vitória” com desfiles militares
A Rússia está celebrando o Dia da Vitória, o 77º aniversário da vitória da ex-União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Eventos cerimoniais e desfiles militares foram realizados nesta segunda-feira (9), de manhã, no Extremo Oriente da Rússia. Os eventos prosseguirão de leste a oeste, em ordem cronológica.
Um desfile militar começou às 10 da manhã, horário local, em uma praça no centro da cidade de Sakhalin, Yuzhno-Sakhalinsk. Mais de 800 pessoas participaram, incluindo soldados. Muitos espectadores assistiram ao desfile.
O evento exibiu o sistema de mísseis terra-ar S-400, de última geração. O sistema de mísseis de superfície para navio Bastion foi apresentado pela primeira vez.
O sistema Bastion foi implantado em 2016 na ilha de Etorofu, que é uma das quatro ilhas que o Japão chama de Territórios do Norte.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do Japão. As ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Em outro desfile, em Vladivostok, as pessoas agitaram bandeiras com a letra “Z”, que veio para simbolizar o apoio à operação militar da Rússia na Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Rússia informa que os desfiles militares serão realizados em 28 cidades, inclusive na Crimeia, que a Rússia anexou unilateralmente em 2014.
A atenção está voltada para o que o Presidente, Vladimir Putin, vai dizer em seu discurso ao público em Moscou. O discurso terá início às 10h, horário local.
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
- Festival em Kochi encanta público com lança cerimonial - 13 de fevereiro de 2026 4:08 am
















