Rússia acusa EUA de tentarem desencadear protestos contra a guerra
A agência de inteligência russa condenou os EUA por, supostamente, tentarem incitar protestos contra a guerra, na Rússia.
O Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia emitiu a declaração na quarta-feira (11). “O Departamento de Estado dos EUA estabeleceu o objetivo para suas ONGs, controlada,s de lançar uma cruzada para desacreditar a operação militar especial na Ucrânia, na sociedade russa”.
A agência também afirma que os EUA estão fazendo preparativos para espalhar “slogans primitivos, embora alarmistas” nas mídias sociais “a fim de semear o pânico” na Rússia.
Prosseguiu dizendo que os EUA tentam provocar a juventude urbana russa a “tomar as ruas e lançar mudanças na Rússia, que são liberal-democráticas em sua natureza e, portanto, vantajosas para o Ocidente”.
Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA refutou a declaração, dizendo que ela é “incrivelmente irônica considerando os esforços de desinformação e propaganda patrocinados pelo Estado russo há muito tempo”.
Desde sua invasão da Ucrânia, o governo russo tem se mostrado cada vez mais cauteloso com o possível aumento do sentimento antiguerra entre seus cidadãos. Reforçou seus controles de informação e deteve pessoas que faziam manifestações.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















