Reino Unido assina acordo de segurança com Finlândia e Suécia
A Grã-Bretanha assinou novos acordos com a Suécia e a Finlândia para oferecer apoio militar no caso de um ataque.
O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, assinou garantias mútuas de segurança enquanto visitava as duas nações nórdicas na quarta-feira (11).
Os acordos intensificarão o compartilhamento de informações, acelerarão o treinamento militar conjunto e aumentarão a colaboração em ameaças cibernéticas.
A Grã-Bretanha planeja oferecer destacamentos de seu exército, marinha e força aérea para a região como parte da cooperação de defesa com as duas nações.
Durante uma conferência de imprensa na Finlândia, Johnson disse: “No caso de um desastre, ou no caso de um ataque a qualquer um de nós, então sim, nós iremos ajudar um ao outro, inclusive com assistência militar”.
A Suécia e a Finlândia têm mantido uma posição neutra militarmente. Mas eles estão considerando solicitar a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, depois da invasão russa da Ucrânia. Eles planejam tomar uma decisão em um futuro próximo.
O porta-voz presidencial russo disse, no mês passado, que uma nova expansão da aliança militar não traria segurança adicional para o continente europeu.
O presidente finlandês, Sauli Niinisto, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, seria o culpado por qualquer decisão de aderir à aliança. Ele disse que sua resposta seria que “você causou isto. Olhe para o espelho”.
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
- Promotoria pede 10 anos de prisão para ex-presidente Yoon - 26 de dezembro de 2025 9:22 pm
















