Putin quer a russificação do sul da Ucrânia
A Rússia está tomando medidas que, aparentemente, visam estabelecer uma influência a longo prazo na região de Kherson, no sul da Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Rússia disse neste domingo (1), que um ataque com mísseis havia destruído uma pista de pouso em um aeródromo militar no sul da cidade portuária ucraniana de Odesa.
O ministério também disse que suas tropas tinham atacado sete instalações militares nas regiões de Donetsk e Kharkiv.
Acredita-se que o rublo russo esteja, agora, sendo usado junto com a moeda ucraniana, o hryvnia, em Kherson, onde a Rússia afirma ter tomado o controle.
O Ministério da Defesa britânico disse em sua atualização diária no domingo (1º), que Moscou pretende “exercer forte influência política e econômica em Kherson a longo prazo”.
O Secretário de Defesa britânico Ben Wallace sugeriu que o Presidente russo, Vladimir Putin, possa declarar no Dia da Vitória, em 9 de maio, que seu país está em guerra com a Ucrânia.
A Rússia tem, até agora, chamado sua agressão de “operação militar especial”.
Wallace reconheceu que não tem nenhuma informação sobre tal declaração.
Mas ele argumentou que Putin pode comparar o governo ucraniano liderado pelo presidente Volodymyr Zelenskyy à Alemanha nazista e apelar para uma maior mobilização do povo russo.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















