Putin faz ameaças sobre o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia
O presidente russo Vladimir Putin adverte que mais ajuda militar para a Ucrânia desestabilizaria ainda mais a situação e agravaria a crise humanitária.
Putin conversou por telefone com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, no sábado (28).
O Kremlin diz que Putin advertiu sobre os perigos do que descreveu como o suprimento de armas ocidentais para a Ucrânia.
Macron e Scholz exortaram Putin a levantar o bloqueio dos portos ucranianos no Mar Negro. Putin disse que Moscou está pronta para ajudar a encontrar opções para a exportação, sem entraves, grãos, incluindo a exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro.
Putin insistiu que as sanções contra a Rússia deveriam ser levantadas para evitar uma crise alimentar global.
As forças russas estão tentando sitiar Severodonetsk, que é visto como o último reduto da Ucrânia na região de Luhansk.
O Ministério da Defesa da Rússia alegou no sábado (28), que suas forças armadas estão em pleno controle de Lyman, um centro ferroviário estratégico na vizinha região de Donetsk. É cerca de 40 quilômetros a oeste de Severodonetsk.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha diz que as forças russas poderiam usar Lyman como uma base de apoio para se dirigirem a Severodonetsk.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am