Pesquisa aponta queda no apoio dos russos à invasão da Ucrânia
Uma pesquisa realizada por uma organização de pesquisa independente na Rússia aponta que a taxa de apoio à invasão da Ucrânia caiu 7 pontos percentuais no mês passado, de março.
O Levada-Center realizou entrevistas presenciais com mais de 1.600 pessoas na Rússia, com 18 anos ou mais entre 21 e 27 de abril.
A pesquisa revela que 74% dos entrevistados apoiaram o que a Rússia chama de uma “operação militar especial” na Ucrânia. A porcentagem daqueles que não a apoiaram aumentou 5 pontos, para 19%.
Foi perguntado aos participantes se eles achavam que a operação estava sendo bem sucedida. 68% disseram que que ela era, geralmente, ou extremamente bem sucedida. Por outro lado, 12% disseram que foi um fracasso, enquanto 5% consideraram que foi um fracasso completo.
O total combinado de 17% afirmando que a ação militar estava fracassando ocorreu, apesar das rígidas regras de censura.
Os entrevistados também foram questionados por que eles achavam que a operação estava falhando. 48% disseram que não conseguiam ver como ela terminaria, pois parecia estar se prolongando. 31% citaram mortes de civis, incluindo as de crianças, bem como as de militares russos, além de outras perdas pesadas.
Os jovens tinham a tendência de ser os mais pessimistas. Um em cada cinco entrevistados com 24 anos ou menos disse que a operação militar estava fracassando.
O Levada-Center foi designado pelo governo como agente estrangeiro. O centro continua a pesquisa e análise independente, apesar da pressão das autoridades.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















