10.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  6:12
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa aponta que 80% reprovam bases militares americanas em Okinawa

15 de maio marca o 50º aniversário do retorno de Okinawa ao Japão, do domínio americano após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Pesquisa aponta que 80% reprovam bases militares americanas em Okinawa

15 de maio marca o 50º aniversário do retorno de Okinawa ao Japão, do domínio americano após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 80% dos entrevistados em uma pesquisa da NHK afirmam que consideram errado que a maioria das instalações militares dos EUA no Japão esteja concentrada na prefeitura de Okinawa.

A pesquisa, que foi realizada em fevereiro e março, entrevistou 1.800 pessoas em Okinawa e 1.800 pessoas em todo o resto do Japão. Mais de 800 pessoas em Okinawa e mais de 1.100 pessoas de outras áreas do país responderam à pesquisa.

Cerca de 70% das instalações militares dos EUA no Japão estão em Okinawa. 56% dos entrevistados em Okinawa e 24% em outras partes do Japão disseram que desaprovaram o fato.

28% dos entrevistados em Okinawa e 55% em outras partes do Japão disseram que desaprovam fortemente.

8% em Okinawa e 13% em outras partes do Japão disseram que tinham tendência a não reprovar.

5% em Okinawa e 7% em outras partes do Japão disseram que não desaprovavam.

Em Okinawa, mais de 80% dos entrevistados desaprovam ou preferem desaprovar a concentração das instalações militares dos EUA em sua prefeitura.

Enquanto isso, 11% dos entrevistados em Okinawa e 12% em outras partes do Japão disseram que as bases dos EUA eram necessárias para a segurança do Japão, enquanto 51% em Okinawa e 68% em outras partes do Japão disseram que isso era inevitável para a segurança do país.

19% dos entrevistados em Okinawa e 14% em outras partes do Japão disseram que as bases não são necessárias para a segurança do Japão. Outros 17% em Okinawa e 5% em outras partes do Japão disseram que as bases poderiam representar uma ameaça para a segurança do Japão.