Partido Trabalhista vence na Austrália e termina com 9 anos de governo conservador
O Partido Trabalhista da Austrália venceu os conservadores do governo nas eleições gerais de sábado (21). A mídia local informa que o país terá a primeira mudança no governo em nove anos.
A emissora pública australiana ABC relatou que até 5 da manhã do domingo (22), horário local, o Partido Trabalhista estava projetado para ganhar 72 das 151 cadeiras da Câmara dos Deputados, a coalizão conservadora 50 cadeiras, e os independentes 15 cadeiras.
Espera-se que o líder do Partido Trabalhista, Anthony Albanese, forme um novo governo, com o apoio dos independentes e outros.
Albanese disse aos apoiadores, na noite de sábado (21): “Hoje à noite, o povo australiano votou pela mudança. Sinto-me humilhado por esta vitória e sinto-me honrado por ter a oportunidade de servir como o 31º primeiro-ministro da Austrália”.
Albanese anunciou que planeja participar da chamada reunião de cúpula Quad em Tóquio na terça-feira (24). Os líderes do Japão, dos Estados Unidos e da Índia participarão da reunião.
A atenção está, agora, focada em como a próxima administração irá confrontar a China. Albanese mostrou sua intenção de manter a política da administração cessante.
O atual Primeiro Ministro, Scott Morrison, tomou uma posição dura em relação a Pequim, juntamente com o fortalecimento dos laços com os EUA e o Japão.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















