Parlamento sul-coreano aprova segundo projeto de lei reduzindo poderes de investigação de promotores
O parlamento da Coréia do Sul aprovou o segundo de dois projetos de lei para reduzir, significativamente, o poder de investigação dos promotores.
O Partido Democrata, no poder, impôs o projeto de lei na Assembléia Nacional na terça-feira (3), para revisar o ato processual penal.
O partido também apresentou o primeiro projeto de lei no parlamento, no sábado (30), para limitar o poder de investigação dos promotores em casos de corrupção e crimes econômicos.
O presidente, Moon Jae-in, cujo mandato termina na segunda-feira (9), decidiu promulgar os projetos de lei em uma reunião do Gabinete na terça-feira (3), após a aprovação do segundo projeto de lei.
Se os projetos de lei entrarem em vigor em setembro, a maior parte dos poderes de investigação dos promotores serão transferidos para a polícia. Um novo órgão de investigação também está sendo considerado.
Os promotores prenderam ex-presidentes, incluindo Park Geun-hye e Lee Myung-bak, depois que eles deixaram o cargo.
Um editorial no The Chosunilbo, um grande jornal conservador, criticou severamente a legislação. Diz que a escalada da autoridade de investigação dos promotores de justiça tem o objetivo de evitar investigações sobre a administração de Moon e o partido governista.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am