Nomeado novo primeiro-ministro no Sri Lanka em meio à crise econômica
O presidente do Sri Lanka nomeou um novo primeiro-ministro em meio à crescente insatisfação pública com o tratamento dado à crise econômica por parte do governo.
O presidente, Gotabaya Rajapaksa, escolheu Ranil Wickremesinghe na quinta-feira (12). Wickremesinghe é um parlamentar de oposição e ex-primeiro-ministro. Ele substituirá o irmão do presidente, Mahinda Rajapaksa, que renunciou ao cargo na segunda-feira (9).
No Sri Lanka, o poder está concentrado nas mãos do presidente. O presidente tem o direito de nomear o primeiro-ministro. O presidente Rajapaksa indicou que cederá parte de seu poder à nova administração. Isto parece ser uma tentativa de resistir às críticas dirigidas contra ele.
Os manifestantes anti-governamentais estão culpando a família Rajapaksa pelo déficit fiscal do país. Dizem que a família não tem conseguido administrar a economia.
Uma mulher que participou de uma manifestação na cidade de Colombo, no Sri Lanka, na quinta-feira (12), disse que os Rajapaksas falharam em fazer o que prometeram.
Na segunda-feira (9), nove pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas em confrontos entre apoiadores do governo e manifestantes.
Ainda não há um fim à vista, para o tumulto político e econômico, pois os manifestantes continuam a pedir ao presidente que renuncie.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am