Mulheres afegãs realizam manifestação contra a nova regra do hijab
Dezenas de mulheres realizaram uma manifestação na capital afegã, Cabul, para protestar contra a decisão do Talibã de exigir que as mulheres cubram seus rostos em público.
Cerca de 40 mulheres foram às ruas nesta terça-feira (10), argumentando que um decreto sobre a cobertura obrigatória de rostos é uma medida exagerada.
Uma manifestante disse que o grupo islâmico deveria trabalhar para melhorar o nível de vida das pessoas pobres, mas ao invés disso, eles estão se concentrando em limitar os direitos das mulheres.
Ela exortou a comunidade internacional a prestar atenção à situação.
Após a manifestação de 30 minutos, os terroristas do Talibã prenderam, brevemente, manifestantes e pessoal da mídia que cobria o protesto.
O Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício disse, na semana passada, que as mulheres muçulmanas devem cobrir seus rostos, exceto os olhos com o “hijab” quando em público.
O ministério também disse que os parentes masculinos das mulheres que não cumprirem serão presos e penalizados.
A Missão de Assistência da ONU no Afeganistão critica o decreto por contradizer as garantias do Talibã de que eles respeitarão e protegerão os direitos humanos das mulheres.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am