Ministro das Relações Exteriores da Macedônia do Norte espera que Finlândia e Suécia entrem rapidamente para a OTAN
O Ministro das Relações Exteriores da Macedônia do Norte expressou a esperança de que a Finlândia e a Suécia sejam aceitas na OTAN o mais rápido possível.
O Ministro das Relações Exteriores Bujar Osmani falou em uma conferência de imprensa em Tóquio, na segunda-feira (30). Ele chegou ao Japão no dia anterior.
A nação balcânica aderiu à OTAN em 2020 e é o mais novo membro da aliança militar.
Osmani disse que a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN fortaleceria a aliança e contribuiria para a paz e a estabilidade. As duas nações solicitaram a adesão no início deste mês.
Referindo-se à relutância da Turquia em admiti-los, Osmani disse que seu país encoraja o diálogo entre as três nações para superar suas diferenças o mais rápido possível.
Ele enfatizou o significado da entrada da Macedônia do Norte para a aliança. Ele disse que seu país não vê ameaças ao seu território porque ele está sob o guarda-chuva de segurança da OTAN.
Sobre a invasão russa da Ucrânia, Osmani disse que, a menos que os países que valorizam a democracia respondam com unidade, o conflito pode se espalhar para outras regiões do mundo. Ele enfatizou a necessidade de uma resposta não apenas da Europa, mas do mundo inteiro.
- Japão amplia apoio à Ucrânia para restaurar patrimônio cultural - 11 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar - 11 de fevereiro de 2026 9:58 pm
- Japão conquista bronze no salto misto em Milão-Cortina - 11 de fevereiro de 2026 9:54 pm
















