Ministro chinês das Relações Exteriores Wang Yi visita Samoa
O Ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, informa que Pequim nunca perseguiu interesses geopolíticos para ajudar os países em desenvolvimento.
Wang fez a observação quando se encontrou com a primeira-ministra samoana Fiame Naomi Mata’afa no sábado (28). Wang está em um tour de 10 dias pelas nações das ilhas do Pacífico e do Timor Leste. Samoa é a terceira etapa de oito destinos, seguindo as Ilhas Salomão e Kiribati.
O Ministério das Relações Exteriores da China diz que Fiame expressou esperança de que seu país possa conduzir intercâmbios com a China para o crescimento econômico e a redução da pobreza. Wang expressou apoio ao desenvolvimento dos países das ilhas do Pacífico.
Wang acrescentou que Pequim nunca interferiu nos assuntos internos de nenhum país ou nunca buscou interesses geopolíticos no apoio aos países em desenvolvimento.
Wang prosseguiu dizendo que quer trabalhar mais estreitamente com a Austrália e a Nova Zelândia para conduzir uma maior cooperação trilateral.
A observação de Wang ocorre quando as autoridades dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia estão preocupadas com o fato de Pequim estar tentando expandir sua influência sobre a região.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















