Marcos continua liderando as pesquisas, uma semana antes das eleições presidenciais filipinas
Ferdinando Marcos Jr., o filho mais velho de um ex-presidente filipino, mantém sua liderança na última pesquisa de opinião, uma semana antes das eleições presidenciais do país.
Os filipinos votarão, em 9 de maio, para escolher um sucessor para Rodrigo Duterte, pois os presidentes, no país, estão limitados a um único mandato de seis anos.
Dez candidatos estão disputando o cargo mais alto do país. As principais questões de campanha incluem o regime autoritário de Duterte e como lidar com a China.
As relações do país com Pequim têm sido tensas por causa de disputas territoriais no Mar do Sul da China.
Uma pesquisa realizada no final de abril mostra que Marcos era o candidato preferido, com uma classificação de apoio de 57%. A atual Vice Presidente, Leni Robredo, ficou em segundo lugar com 21%, seguido por Francisco Domagoso, ator e o atual prefeito de Manila, com 6%.
Marcos está atraindo apoiadores de Duterte ao se comprometer a manter as estratégias do presidente que está deixando o cargo. Ele também está ampliando seu apoio entre os jovens eleitores através das mídias sociais.
Outros concorrentes estão tentando conquistar os eleitores críticos do estilo de liderança de Duterte, tais como sua forte repressão às drogas ilegais.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















