Líderes chineses reiteram a necessidade de uma política de “zero COVID”
A liderança política da China reiterou seu plano de manter uma política de “zero COVID”, mesmo quando as pessoas, em grande parte de Xangai, passam por dificuldades sob o confinamento.
A agência de notícias estatal Xinhua informa que o Presidente, Xi Jinping, presidiu uma sessão do Comitê Permanente do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista na quinta-feira (5).
A reunião ocorreu enquanto os lockdowns continuam em Xangai, apesar de as autoridades relatarem menos de 5.000 novos casos diários na quarta-feira (4), pelo segundo dia consecutivo.
A liderança disse que desde março, a China tem resistido ao teste mais desafiador de seus esforços para controlar a COVID-19, desde a luta contra a epidemia em Wuhan, e tem feito progressos graças aos esforços combinados em todo o país.
Mas advertiu que os esforços de contenção não devem ser relaxados porque ainda há muita incerteza sobre como a pandemia irá se desenvolver.
A liderança disse: “O relaxamento, sem dúvida, levará a um número maciço de infecções, casos críticos e mortes”.
Argumenta que é importante combater com determinação quaisquer tentativas de distorcer, questionar ou descartar a política anti-COVID.
Os analistas dizem que as autoridades estão tentando justificar sua política de “zero COVID” e impedir que as críticas cresçam.
Acrescentam que a liderança política também tem em vista a convenção do partido, agendada para a segunda metade deste ano. A convenção é realizada apenas uma vez a cada cinco anos.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am