Japão proíbe importações de petróleo russo apesar das preocupações com a segurança
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, anunciou sua intenção de proibir, em princípio, as importações de petróleo russo, em conformidade com uma declaração do G7.
A declaração diz que os líderes se comprometem a acabar com a dependência de seus países em relação à energia russa, “inclusive eliminando ou proibindo a importação de petróleo russo”.
Apenas 3,6% das importações totais de petróleo bruto do Japão, no ano passado, vieram da Rússia. A parcela é pequena. Mas as autoridades japonesas tinham visto isso como uma parte importante de sua estratégia de diversificação energética.
Eles temiam que uma proibição de importação logo após a invasão russa da Ucrânia pudesse ter colocado em risco a segurança energética do Japão.
A Japan Oil, Gas and Metals National Corporation, ou JOGMEC, diz que mais da metade das importações russas vêm do leste da Sibéria.
O resto é da ilha de Sakhalin, no extremo leste da Rússia. As empresas japonesas estão envolvidas em dois projetos na região Um deles, Sakhalin-1, exporta grande parte do petróleo bruto da região para o Japão.
Alguns analistas acreditam que os aumentos de preços podem ser evitados por enquanto. Isso porque os lockdowns na China, para conter a propagação do coronavírus chinês, estão limitando a demanda global por petróleo bruto.
Mas se os países intensificarem suas restrições de importação, os preços do petróleo bruto poderão aumentar a médio e longo prazo.
O governo japonês planeja continuar a incentivar os países exportadores a aumentar a produção. Ele também pretende investir mais em projetos de desenvolvimento para manter a diversidade de sua matriz energética, em uma tentativa de assegurar o fornecimento estável.
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am