Japão, EUA e 3 outras nações saem da reunião da APEC em protesto contra a agressão da Rússia
Delegados do Japão, dos Estados Unidos e de três outras nações saíram uma reunião de ministros do comércio Ásia-Pacífico em Bangkok, em protesto contra a invasão russa da Ucrânia.
A manifestação ocorreu em uma reunião de dois dias do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que começou na capital tailandesa no sábado (21).
Fontes múltiplas dizem que o ministro do comércio do Japão, Hagiuda Koichi, a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, bem como delegados da Austrália, Nova Zelândia e Canadá deixaram a sala enquanto o ministro do desenvolvimento econômico da Rússia, Maxim Reshetnikov, estava apresentando os seus comentários.
Hagiuda disse aos repórteres que se tratava de uma ação coordenada entre as cinco nações.
Acredita-se que o impacto da invasão da Rússia esteja na agenda da reunião dos ministros do comércio, juntamente com questões comerciais e de investimento dentro do bloco.
Líderes de 21 economias membros da APEC estão agendados para realizar uma cúpula em novembro. Mas não está claro se eles serão capazes de ter discussões substantivas, já que assumem posições diferentes em relação à Rússia.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am