Governador de Okinawa pede a Kishida para desistir da realocação da base de Futenma
O governador da prefeitura de Okinawa, Tamaki Denny, pediu ao primeiro-ministro, Kishida Fumio, que desistisse do plano de transferir uma base americana na prefeitura.
Tamaki entregou um documento contendo propostas de Okinawa a Kishida, em Tóquio, na terça-feira (10).
Este documento chega antes do 50º aniversário da reversão de Okinawa para o Japão a partir do domínio americano, em 15 de maio. Antes da reversão, o governo local em Okinawa também compilou um conjunto de propostas para o governo central.
O novo documento estabelece que a prefeitura e o governo central compartilharam o objetivo de fazer das ilhas de Okinawa um local de paz no momento da reversão, mas que o objetivo ainda não foi alcançado.
O documento pede a Tóquio que cancele a transferência da estação aérea Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA na prefeitura. Também pede uma revisão fundamental do acordo de status das forças entre o Japão e os EUA.
Kishida disse que seu governo leva as propostas a sério e continuará trabalhando para reduzir o fardo de Okinawa de hospedar bases americanas e para aumentar a renda dos residentes.
Tamaki disse aos repórteres, após a reunião, que a redução do fardo de hospedar bases americanas sem dúvida levará ao desenvolvimento de Okinawa. Ele também disse esperar que o primeiro-ministro Kishida encare diretamente os desejos de Okinawa.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am