Forças ucranianas enfrentam diferentes destinos
Os líderes ucranianos olham para o mapa de seu país e vêem suas forças vivenciando diferentes destinos. Eles relatam “boas notícias” dos combates no nordeste. Mas suas tropas no sul estão perdendo terreno.
Unidades ucranianas ao redor da cidade de Kharkiv lançaram uma contra-ofensiva. Seus comandantes disseram que conseguiram expulsar as tropas russas de um aglomerado de cidades.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse que as forças ucranianas infligiram um “golpe definitivo ao inimigo”. Ela disse que a primeira etapa da guerra foi concluída com uma vitória.
As tropas russas estão fazendo um esforço para controlar as áreas no sul. Eles estão bombardeando o pouco que resta da siderúrgica em Mariupol. Os combatentes ucranianos no interior compartilharam imagens dos feridos e emitiram outro pedido de ajuda.
Os russos querem cortar o acesso à medida que se apoderam do território ao redor do Mar Negro.
Oficiais pró-russos já haviam tomado o controle da região de Kherson. Agora, eles planejam pedir ao presidente russo, Vladimir Putin, que o anexe até o final do ano.
O secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, disse que os residentes da região deveriam decidir se querem se juntar à Rússia. Ele disse que essas decisões devem ter uma clara justificativa legal para serem legítimas.
Peskov disse que esse era o caso da Crimeia, a península que os russos anexaram em 2014. Mas as autoridades ucranianas disseram que “libertariam” a região, não importando o que ocorresse.
- Idoso é encontrado morto perto de urso preso em armadilha em Miyagi - 21 de dezembro de 2025 10:15 pm
- Zelenskyy descarta eleições em áreas ucranianas ocupadas pela Rússia - 21 de dezembro de 2025 10:08 pm
- EUA apreendem petroleiro que havia atracado na Venezuela - 21 de dezembro de 2025 9:59 pm
















