32 C
Kóka
quinta-feira, 3 julho, 2025 12:22: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Forças russas ganham terreno, mas a Ucrânia ainda mantém Severodonetsk

Um grupo de reflexão sediado nos EUA disse que uma ofensiva russa em Severodonetsk está ganhando terreno, embora suas forças ainda não tenham cercado a cidade ucraniana oriental.

Forças russas ganham terreno, mas a Ucrânia ainda mantém Severodonetsk

Um grupo de reflexão sediado nos EUA disse que uma ofensiva russa em Severodonetsk está ganhando terreno, embora suas forças ainda não tenham cercado a cidade ucraniana oriental.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas tropas continuaram os ataques com mísseis, destruindo grandes fábricas de armas em Dnipropetrovsk e depósitos de munição em Donetsk e Luhansk no leste da Ucrânia. Severodonetsk é visto como o último reduto da Ucrânia na região.

A Rússia alegou que suas forças armadas estão em pleno controle de Lyman, um centro ferroviário estratégico na vizinha região de Donetsk. Moscou poderia usar Lyman como uma plataforma a partir da qual lançaria ataques a outras cidades.

O governador de Luhansk disse, neste sábado (28), que Severodonetsk ainda está em mãos ucranianas. Ele disse na TV ucraniana que as forças russas tinham tomado um hotel na periferia da cidade, mas não tinham conseguido avançar para seu centro.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, no sábado (28), solicitou apoio de outros países, chamando a situação de indescritivelmente difícil.

O Instituto para o Estudo da Guerra disse que, independentemente de qual lado acabasse detendo Severodonetsk, a ofensiva russa provavelmente teria culminado nos níveis operacional e estratégico. Ele disse que isto daria à Ucrânia a chance de reiniciar as contra-ofensivas, de empurrar para trás as forças russas. O instituto disse que confiscar a cidade não traria nenhum benefício militar ou econômico significativo para a Rússia.

Enquanto isso, o presidente russo Vladimir Putin falou por telefone com seu homólogo francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz no sábado. Macron e Scholz exortaram Putin a levantar o bloqueio aos portos ucranianos no Mar Negro.

Putin disse que Moscou está pronta para ajudar a encontrar opções para a exportação sem entraves de grãos, incluindo os produzidos na Ucrânia. Ele insistiu que as sanções contra a Rússia deveriam ser levantadas para evitar uma crise alimentar global.

O Ministério da Defesa britânico disse, no sábado, que a Rússia está preparada para alavancar a segurança alimentar global para seu objetivo político e para culpar o Ocidente por qualquer falha, e que a tentativa da Rússia de reduzir as sanções internacionais destaca o estresse que essas sanções estão colocando sobre o país.

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img