Equipes de resgate e civis sob fogo russo na evacuação de Mariupol
As equipes de resgate, no sudeste da Ucrânia, estão sob fogo das forças russas enquanto trabalham para evacuar os civis. Seus esforços estão centrados na siderúrgica sitiada na cidade de Mariupol. Acredita-se que centenas de civis ainda estejam presos em seu interior.
Um vídeo divulgado por combatentes ucranianos do batalhão Azov mostra bombardeios e fumaça pesada no complexo. As forças russas haviam anunciado, anteriormente, um cessar-fogo de três dias. Entretanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy diz que eles voltaram atrás em sua palavra.
Zelenskyy disse que os bombardeios e o ataque russo contra a siderúrgica não param. Ele acrescentou que há civis que ainda precisam ser levados para fora, mulheres e crianças.
As equipes de socorro, nesta sexta-feira (6), conseguiram evacuar dezenas de civis para fora da cidade. Autoridades ucranianas dizem que a operação foi retardada por ataques russos.
Os combatentes do batalhão Azov dizem que um carro que entrou para ajudar na evacuação foi o alvo. Dizem que um soldado foi morto e seis outras pessoas feridas.
Os residentes de Mariupol puderam ver ainda mais ataques durante o fim de semana. Autoridades ocidentais dizem que o presidente Vladimir Putin pode estar pressionando para tomar o controle completo da cidade antes de um grande feriado russo. O Dia da Vitória na segunda-feira (9), comemora a derrota da União Soviética contra a Alemanha nazista. Muitos analistas esperam que Putin marque o dia com um grande anúncio.
No domingo, os líderes das nações do G7 se encontrarão online para discutir a situação. Eles dizem que Zelenskyy participará das conversações.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am