Eleições presidenciais em andamento nas Filipinas
A eleição presidencial está em andamento nas Filipinas para escolher um sucessor do presidente cessante Rodrigo Duterte.
Cerca de 37.000 postos de votação abriram às 6 da manhã desta segunda-feira (9), e fecharão às 19 horas.
Dez candidatos estão disputando a substituição de Duterte. Pesquisas sugerem que o primeiro colocado é Ferdinand Marcos Jr., o filho mais velho e homônimo do falecido ditador.
Marcos se compromete a manter as políticas da administração Duterte, tais como atualizações de infra-estrutura e repressão às drogas ilegais.
Ele conquistou apoio, principalmente, entre os jovens eleitores que nasceram após a ditadura de seu pai. Ele afirmou nas mídias sociais que seu pai fez crescer a economia através do desenvolvimento da infra-estrutura.
Marcos também parece ter conquistado apoiadores de Duterte ao fazer campanha com a filha mais velha do presidente cessante, Sara Duterte-Carpio. Ela está concorrendo às eleições vice presidenciais, que também acontecem na segunda-feira (9).
A rival mais próxima de Marcos é a vice-presidente em exercício, Leni Robredo. Embora ela tenha servido sob Duterte, foi uma de suas críticas mais contundentes.
Durante a campanha, ela cortejou os eleitores que se opunham ao estilo forte de governo de Duterte.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















