26 C
Kóka
terça-feira, 5 agosto, 2025 9:46: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Diretora de Direitos Humanos da ONU declara que aumentou a preocupação com as políticas Uyghur da China

A chefe de direitos humanos da ONU exortou a China a rever suas políticas Uyghur após sua visita à Região Autônoma Uygur de Xinjiang.

Diretora de Direitos Humanos da ONU declara que aumentou a preocupação com as políticas Uyghur da China

A chefe de direitos humanos da ONU exortou a China a rever suas políticas Uyghur após sua visita à Região Autônoma Uygur de Xinjiang.

A Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, realizou uma conferência de imprensa online na cidade chinesa de Guangzhou no sábado (28), o último dia de sua visita de seis dias à China.

Bachelet disse que esteve em Xinjiang por dois dias e inspecionou uma prisão e uma instalação que a China diz ter sido usada para educação e treinamento vocacional. Pequim disse que tal treinamento é parte das medidas para evitar a disseminação do terrorismo.

Bachelet disse que levantou questões e preocupações sobre a aplicação de medidas antiterroristas e seu impacto nos direitos dos Uyghurs e de outras minorias predominantemente muçulmanas.

Ela disse que encorajou o governo chinês a rever todas as políticas antiterroristas e de desradicalização para garantir que elas cumpram plenamente os padrões internacionais de direitos humanos e que não sejam aplicadas de forma arbitrária e discriminatória.

Ela também falou das famílias Uyghur que vivem no exterior e que perderam o contato com seus entes queridos. Ela disse que apelou às autoridades para que priorizassem medidas para fornecer informações a tais famílias.

Bachelet enfatizou que sua visita não foi uma investigação, sugerindo que era difícil entender a situação humanitária completa do povo Uyghur.

Ela disse que o governo chinês concordou com sua agência em estabelecer um grupo de trabalho para facilitar o intercâmbio substantivo e a cooperação.

Ela também mencionou a situação em Hong Kong, dizendo que as prisões de advogados, ativistas, jornalistas e outros sob a Lei de Segurança Nacional são profundamente preocupantes.

A vice-ministra chinesa das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu, disse aos repórteres em Pequim que Bachelet recebeu uma introdução abrangente às medidas da China sobre etnicidade e religião, e contra o terrorismo.

Ma disse que com os esforços conjuntos de ambos os lados, sua visita havia alcançado “resultados concretos positivos”.

Ele também disse que certos países ocidentais, por motivos ocultos, se esforçaram ao máximo para interromper e prejudicar a visita da Alta Comissária, mas sua trama não foi bem sucedida.

Ma estava, aparentemente, se referindo ao porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, que havia expressado preocupação com a visita de Bachelet.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img