Dinamarca acusa Rússia de invasão do seu espaço aéreo
O governo dinamarquês declarou, neste domingo (1º) que havia convocado o embaixador da Rússia depois que um avião espião violou seu espaço aéreo.
O avião entrou no espaço aéreo dinamarquês na sexta-feira (29), à noite, ao leste da ilha dinamarquesa de Bornholm antes de entrar no espaço aéreo sueco, disse o governo.
As autoridades de defesa suecas anunciaram a invasão no sábado (30).
“O embaixador russo será convocado amanhã pelo Ministério das Relações Exteriores”, disse o Ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Jeppe Kofod, no Twitter, no domingo (1º), referindo-se a uma “nova violação russa do espaço aéreo dinamarquês”.
Kofod acrescentou que era “totalmente inaceitável e particularmente preocupante na situação atual”, referindo-se à invasão russa da Ucrânia e ao aumento das tensões com a OTAN, da qual a Dinamarca é membro.
Henrik Mortensen, um oficial de imprensa do Comando de Defesa dinamarquês, falou à AFP, no domingo, sobre o incidente.
“Foi um avião de reconhecimento que esteve em nosso espaço aéreo por um breve momento”. Dois F-16 dinamarqueses interviram imediatamente”, disse Mortensen, acrescentando que tais incidentes são raros.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















