Combates continuam no leste da Ucrânia
As forças russas estão preparadas para intensificar sua ofensiva em uma tentativa de assumir o controle total das regiões ucranianas orientais de Donetsk e Luhansk.
O Ministério da Defesa russo disse no sábado (21), que suas forças destruíram as armas militares ucranianas na região noroeste de Zhytomyr usando mísseis de cruzeiro Kalibr.
A Rússia alegou que as armas foram entregues de países ocidentais e destinadas às tropas ucranianas nas duas regiões do leste.
A Rússia também disse que seus ataques com mísseis a um porto em Odesa, no sul, destruíram instalações de armazenamento de combustível para veículos blindados ucranianos.
As forças armadas ucranianas estão combatendo. O Instituto para o Estudo da Guerra dos EUA disse na sexta-feira (20), que as forças russas, provavelmente, estão se preparando para uma grande contra-ofensiva ucraniana e um conflito prolongado.
No sábado (21), o distribuidor estatal de gás da Finlândia, Gasum, disse que a Rússia suspendeu o fornecimento de gás natural ao país. A maior empresa de gás filiada ao governo da Rússia, Gazprom, confirmou o corte.
A medida ocorreu depois que a Finlândia solicitou a adesão à OTAN. O fornecimento de eletricidade da Rússia para a Finlândia foi interrompido em 14 de maio.
O Ministério das Relações Exteriores russo divulgou no sábado uma lista de 963 americanos que estão impedidos de entrar no país, em retaliação às sanções impostas pelos Estados Unidos.
A lista inclui o presidente americano Joe Biden, o Secretário de Estado Antony Blinken, e executivos de empresas. Biden e Blinken foram proibidos de entrar no país em março.
A Rússia anunciou na sexta-feira (20), que irá aumentar o número de unidades militares, até o final do ano, em seu distrito militar ocidental, que faz fronteira com nações européias. Moscou disse que o plano tem como objetivo combater a OTAN.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















