Combatentes russos na Ucrânia celebram o ‘Dia da Vitória’
O presidente russo, Vladimir Putin, expressou o orgulho nacional nesta segunda-feira (9), em um discurso. Ele defendeu a invasão da Ucrânia. Mas não declarou vitória nem considerou os combates como “guerra”.
Putin assinalou o triunfo da União Soviética sobre a Alemanha nazista no que é conhecido como “Dia da Vitória”. Ele se dirigiu aos russos diante de mais de dez mil soldados.
Putin culpou os EUA e seus aliados por instigarem o conflito na Ucrânia. Ele disse que as tropas russas atravessaram a fronteira porque a OTAN representava uma ameaça que era “inaceitável”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, compartilhou um vídeo no qual ele homenageou os combatentes de seu país que lutaram contra os nazistas. Ele disse que em breve haverá “dois Dias da Vitória na Ucrânia”.
Separatistas apoiados pela Rússia realizaram suas próprias celebrações em Mariupol. Oficiais de defesa ucranianos dizem que as tropas russas não abrandaram o bombardeio da siderúrgica na cidade portuária que tem servido como um reduto.
Um membro da Câmara Municipal de Mariupol, Oleksandr Lashyn, advertiu que os russos poderiam usar armas químicas em seus ataques à usina.
Os combatentes dentro prometeram lutar até o fim.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am