China reage com veemência ao discurso de Blinken defendo Taiwan
A China reagiu com veemência a um discurso do Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, sobre a posição de seu país em relação à Pequim.
Em seu discurso de quinta-feira (26), Blinken expressou o contínuo compromisso dos Estados Unidos com a defesa de Taiwan. Ele também deixou clara a posição de seu país em relação à China, dizendo: “Sob o Presidente Xi, o Partido Comunista Chinês, no poder, tornou-se mais repressivo em casa e mais agressivo no exterior”.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, reagiu fortemente ao discurso de Blinken em uma conferência de imprensa em Pequim, na sexta-feira (27).
Wang disse que o discurso exagerou a ameaça da China ao espalhar informações falsas e interferiu nos assuntos internos da nação. Ele disse que seu país está profundamente insatisfeito com o discurso e se opõe firmemente a ele.
Wang ressaltou que os Estados Unidos afirmam não apoiar a independência de Taiwan, mas esta observação não condiz com suas ações. Ele disse que os EUA têm, repetidamente, renegado as promessas políticas à China, numa tentativa de fazer a “política de uma só China” existir apenas no nome.
O porta-voz salientou que a chave para melhorar as relações bilaterais é que os EUA abandonem sua obsessão em tentar conter a China e interrompam palavras e ações que possam destruir os laços entre os países.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am