“Casa Azul” aberta ao público no primeiro dia da administração Yoon
Milhares de pessoas afluíram à Casa Azul, em Seul, na terça-feira (10), com a abertura ao público do antigo escritório e residência presidencial sul-coreana no primeiro dia da nova administração.
O complexo, de 250.000 metros quadrados, conhecido em coreano como Cheong Wa Dae, foi aberto ao público depois que o novo presidente, Yoon Suk-yeol, decidiu realocar seu centro de operações.
Yoon mudou o escritório presidencial para um prédio que foi utilizado pelo Ministério da Defesa. Ele diz que o objetivo é distanciar a administração de um “símbolo do poder imperial” e aproximá-la do público.
O complexo ficou lotado de pessoas andando pelo jardim e tirando fotos. Os edifícios utilizados pelo ex-presidente Moon Jae-in até segunda-feira (9), permaneceram fechados por enquanto.
A Casa Azul foi nomeada pela cor das telhas do edifício que abriga o escritório presidencial. O complexo também abriga o que foi a residência oficial dos sucessivos presidentes, bem como uma casa de hóspedes estatal.
Algumas pessoas criticaram Yoon por ter realizado a mudança menos de dois meses após ter sido eleito. Outros apontam que a subsequente mudança para o Ministério da Defesa pode levar a distúrbios ou a uma quebra na segurança nacional.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am