Ícone do site Radio Shiga

Candidato da oposição vence por maioria esmagadora nas eleições de Bangkok

Candidato da oposição vence por maioria esmagadora nas eleições de Bangkok

Na Tailândia, um ex-ministro destituído por um golpe militar há oito anos ganhou por maioria esmagadora as eleições governamentais de Bangkok. O ex-governador, nomeado pelo primeiro-ministro, chegou em quinto lugar na votação de domingo (22).

Chadchart Sittipunt obteve mais de 1,3 milhões de votos, ou mais de 50% das cédulas votadas. Ele foi ministro dos transportes durante a administração liderada por Yingluck Shinawatra – irmã do ex-primeiro ministro, Thaksin Shinawatra.

A eleição foi a primeira votação governamental desde o golpe de Estado do primeiro-ministro Prayut Chan-o-cha, ex-chefe do exército.

O domingo (22), marcou o oitavo aniversário da tomada do poder pelos militares. Chadchart disse que era um dia significativo para ele. Trinta candidatos concorreram às eleições, incluindo o ex-governador Aswin Kwanmuang, que se apresentou como independente após renunciar em março.

Especialistas dizem que o resultado reflete a impopularidade do governo.

Chadchart, que obteve metade dos votos, mostra que a divisão política da Tailândia está diminuindo. Ele ganhou amplo apoio – não apenas do campo pró-Thaksin. O resultado é visto como um sinalizador para as eleições gerais previstas para março próximo, quando o mandato do governo termina.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile