Candidato da oposição vence por maioria esmagadora nas eleições de Bangkok
Na Tailândia, um ex-ministro destituído por um golpe militar há oito anos ganhou por maioria esmagadora as eleições governamentais de Bangkok. O ex-governador, nomeado pelo primeiro-ministro, chegou em quinto lugar na votação de domingo (22).
Chadchart Sittipunt obteve mais de 1,3 milhões de votos, ou mais de 50% das cédulas votadas. Ele foi ministro dos transportes durante a administração liderada por Yingluck Shinawatra – irmã do ex-primeiro ministro, Thaksin Shinawatra.
A eleição foi a primeira votação governamental desde o golpe de Estado do primeiro-ministro Prayut Chan-o-cha, ex-chefe do exército.
O domingo (22), marcou o oitavo aniversário da tomada do poder pelos militares. Chadchart disse que era um dia significativo para ele. Trinta candidatos concorreram às eleições, incluindo o ex-governador Aswin Kwanmuang, que se apresentou como independente após renunciar em março.
Especialistas dizem que o resultado reflete a impopularidade do governo.
Chadchart, que obteve metade dos votos, mostra que a divisão política da Tailândia está diminuindo. Ele ganhou amplo apoio – não apenas do campo pró-Thaksin. O resultado é visto como um sinalizador para as eleições gerais previstas para março próximo, quando o mandato do governo termina.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am