Canadá proíbe equipamentos 5G da Huawei e ZTE
As autoridades canadenses estão se juntando a alguns de seus aliados mais próximos na proibição de equipamentos fabricados por duas grandes empresas tecnológicas chinesas. A decisão visa os equipamentos da Huawei Technologies e da ZTE.
Francois-Philippe Champagne, o Ministro da Inovação, Ciência e Indústria, disse que as empresas de telecomunicações no Canadá não terão permissão para incluir em suas redes, produtos ou serviços que coloquem em risco a segurança nacional.
Ele acrescentou que o objetivo é “proteger a segurança e a proteção dos canadenses”.
As operadoras sem fio são obrigadas a se livrar de qualquer equipamento 5G das duas empresas até meados de 2024. Elas precisarão remover o equipamento 4G até o final de 2027.
Oficiais nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia já estabeleceram suas próprias restrições.
As autoridades chinesas consideraram a decisão como uma violação do “princípio da economia de mercado”. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, disse que a China se opõe firmemente à medida e realizará uma avaliação abrangente e séria.
Wang disse que as autoridades tomarão todas as medidas necessárias para proteger os direitos e interesses das empresas chinesas.
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
- Coalizão no Japão aprova diretrizes de reforma tributária - 20 de dezembro de 2025 4:04 am
- Putin reafirma continuidade da invasão à Ucrânia - 20 de dezembro de 2025 3:58 am

