Assembléia Geral da ONU pedirá à China e Rússia que expliquem as razões do veto em favor da Coréia do Norte
A Assembléia Geral da ONU pedirá à China e à Rússia que expliquem por que vetaram um projeto de resolução do Conselho de Segurança para impor sanções mais fortes à Coréia do Norte por seus lançamentos de mísseis.
A medida baseia-se em uma resolução da Assembléia Geral em abril, a qual determina uma reunião para convidar os membros relevantes do Conselho de Segurança a prestar contas por suas razões por trás do uso de seus poderes de veto.
A resolução foi adotada após críticas de que o Conselho de Segurança estava disfuncional depois que a Rússia vetou um projeto de resolução em fevereiro, que exigia a retirada imediata das tropas russas da Ucrânia.
A assembléia se reunirá dentro de 10 dias úteis a partir de quinta-feira (26), quando a China e a Rússia exerceram seus poderes de veto. Foi o primeiro uso de tal poder desde que a Assembléia Geral adotou a resolução.
Todos os 193 membros da ONU podem participar da reunião. Mas cabe à China e à Rússia decidir se explicarão suas ações.
O embaixador japonês na ONU, Ishikane Kimihiro, disse aos repórteres que as declarações que a China e a Rússia apresentaram na quinta-feira (26), sobre seus vetos ao projeto de sanções envolvendo a Coréia do Norte não eram claras e estavam longe de convencer.
Ishikane disse desejar que eles expliquem claramente suas razões em uma reunião da assembléia. Ele enfatizou querer que os países membros tenham um forte interesse na questão e esclareçam suas posições.
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am
- Dupla de DJs Belyi & Kirr conquista o mundo com “Good Karma” - 21 de julho de 2025 5:58 am
- Dupla The Beard and The Bird lança balada nostálgica - 21 de julho de 2025 5:44 am