Apesar da guerra na Ucrânia OPEP e aliados continuam com seus planos
A invasão russa da Ucrânia sufocou os suprimentos de energia para a Europa e fez subir os preços em todo o mundo. Mas os grandes produtores de petróleo decidiram, nesta quinta-feira (5), manter seu cronograma e abrir suas torneiras gradualmente.
Membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo – OPEP, reuniram-se on-line para revisar seus planos de produção junto com seus aliados, incluindo os da Rússia. Eles concordaram em aumentar a produção em junho em 432.000 barris por dia. Declararam que as perspectivas apontam para “um mercado equilibrado”.
Os preços estavam subindo mesmo antes que os líderes ocidentais aplicassem sanções à energia russa. Líderes dos EUA, Índia e outros países pressionaram o cartel a aumentar a produção.
Membros da Agência Internacional de Energia previram que a produção da Rússia poderia cair a partir do final deste mês em 3 milhões de barris por dia.
Os líderes da União Européia estão considerando uma proibição da energia russa. Alguns europeus temem que as interrupções levem a preços ainda mais altos nos próximos meses.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am