Ambos os lados anunciam a conclusão das evacuações civis da siderúrgica de Mariupol
Tanto a Ucrânia como a Rússia dizem que as evacuações civis da siderúrgica sitiada Azovstal em Mariupol foram concluídas no sábado (7) – o último dia de um cessar-fogo de três dias anunciado pela Rússia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em seu último discurso em vídeo que mais de 300 civis foram resgatados. Ele acrescentou que a Ucrânia também está trabalhando em corredores humanitários para todos os residentes da cidade e assentamentos vizinhos.
Anteriormente, a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, comentou em mídia social que a ordem do presidente havia sido executada e que todas as mulheres, crianças e civis idosos haviam sido evacuados da siderúrgica.
Ela acrescentou que esta parte da operação humanitária de Mariupol está terminada.
O Ministério da Defesa da Rússia também disse, em uma declaração, que uma operação humanitária para evacuar civis do complexo havia sido concluída.
Mas acredita-se que as forças ucranianas ainda estejam resistindo na siderúrgica contra um cerco russo.
A Rússia parece estar tentando tomar o controle total de Mariupol antes do feriado de segunda-feira (9), do Dia da Vitória, comemorativo da Segunda Guerra Mundial da ex-União Soviética sobre a Alemanha nazista.
Espera-se que as forças russas intensifiquem seus ataques contra a siderúrgica. Autoridades ucranianas dizem que os russos invadiram o complexo.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou no sábado (7), que suas tropas destruíram um depósito de armas perto de uma estação ferroviária na região leste ucraniana de Kharkiv com mísseis balísticos Iskander de curto alcance. O ministério disse que as armas destruídas foram fornecidas pelo Ocidente.
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse, no Twitter, que suas tropas destruíram um navio de desembarque russo em uma ilha no Mar Negro, ao largo da costa de Odesa, com drones Bayraktar TB-2 de fabricação turca.
As imagens mostram o navio de desembarque, que parecia estar atracado em um porto, explodindo após ter sido atingido e a fumaça subindo da embarcação.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am