Zelenskyy adverte sobre minas deixadas para trás pelas forças russas
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy alertou sobre as minas terrestres deixadas pelas tropas russas que estão se retirando da periferia de Kyiv.
Zelenskyy disse em uma declaração neste sábado (2), que as tropas russas estavam lentamente deixando suas posições no norte da Ucrânia. Mas o presidente acrescentou que eles estão colocando minas em todo o território e exortou as pessoas a não voltarem a essas áreas.
O governo ucraniano disse que tinha retomado mais de 30 cidades e vilarejos.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse que as tropas ucranianas haviam retomado várias aldeias a leste de Kyiv e estavam se deslocando de Irpin para as cidades de Bucha e Hostomel para o norte.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que as forças russas haviam intensificado sua ofensiva nas regiões de Kharkiv e Dnipropetrovsk, e atacaram veículos blindados e tanques de combustível das tropas ucranianas com mísseis.
A agência de notícias estatal russa, Tass, citou o porta-voz presidencial Dmitry Peskov como dizendo que a Rússia havia destruído a maior parte da infra-estrutura militar da Ucrânia.
Ele disse que espera que o objetivo da operação militar russa na Ucrânia seja atingido o mais rápido possível e que as atividades hostis cessem. Ele enfatizou que a Rússia continuará lutando para libertar a Ucrânia oriental.
A cidade sitiada de Mariupol tem enfrentado uma grave crise humanitária.
A Reuters informou que a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse que 4.217 residentes de Mariupol haviam escapado da zona de guerra.
Mas acredita-se que mais de 100.000 pessoas ainda estejam encurraladas na cidade.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am

