Zelenskyy acusa tropas russas de genocídio
O Presidente da Ucrânia acusou as tropas russas de genocídio. Volodymyr Zelenskyy visitou um subúrbio da capital nesta segunda-feira (4), para “mostrar ao mundo” valas comuns e outras atrocidades.
As tropas ucranianas repeliram as forças russas em torno de Kyiv. No sábado (2), eles retomaram a cidade de Bucha, a cerca de 40 quilômetros a noroeste. Eles dizem ter encontrado os corpos de mais de 400 civis.
Os ucranianos dizem que algumas pessoas tinham as mãos e os pés amarrados e depois foram baleados à queima-roupa. Eles acusaram os russos de estrangular, estuprar e torturar pessoas, inclusive crianças.
Zelenskyy disse que os russos são culpados de crimes de guerra. Ele disse que o que ele viu tornará “muito difícil a negociação”.
Os líderes russos refutaram as acusações. O Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse que todas as tropas deixaram a cidade na semana passada. Ele disse que os ucranianos e seus “patronos ocidentais” encenaram as sepulturas e os cadáveres para “minar a Rússia”.
Autoridades das Nações Unidas confirmaram que mais de 1400 civis foram mortos em toda a Ucrânia. Eles admitem que o número real poderia ser muito maior.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
















