Yellen comparecerá à reunião do G20 apesar prevista participação da Rússia
O Departamento do Tesouro dos EUA informa que a secretária Janet Yellen participará de uma reunião dos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais do G20, apesar das expectativas de que a Rússia também participe online.
O departamento anunciou, nesta segunda-feira (18), sua participação na reunião de 20 de abril em Washington, que será a primeira reunião ministerial do G20 desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Isto marcou uma reversão de sua posição anterior. Yellen disse no início deste mês: “Deixei claro para meus colegas na Indonésia que não participaremos de uma série de reuniões se os russos estiverem presentes”. A Indonésia detém a presidência do G20 este ano.
Desde que a Indonésia disse esperar que a Rússia participe de reuniões on-line, todos os olhos têm estado voltados para a forma como os Estados Unidos responderiam.
Falando aos repórteres, um alto funcionário do Departamento do Tesouro enfatizou a importância de Yellen participar das reuniões, juntamente com parceiros e aliados, em uma tentativa de apoiar a Ucrânia.
O departamento disse que Yellen também se reunirá bilateralmente com o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal e com o ministro das Finanças do Japão, Suzuki Shunichi.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am