Rússia interromperá o fornecimento de gás à Polônia e Bulgária
A companhia estatal de gás da Polônia informa que foi notificada pela Rússia que o fornecimento de gás natural para o país será interrompido a partir de quarta-feira (27).
A gigante russa de energia Gazprom, apoiada pelo governo, entregou a notificação na terça-feira (26), sem fornecer um motivo.
O governo russo disse no mês passado que os países designados por Moscou como “hostis” teriam que pagar pelo gás russo em rublos. Ele advertiu que os contratos existentes seriam suspensos se os compradores não chegassem a um acordo.
A Polônia depende da Rússia para mais de 50 por cento de suas importações de gás natural.
Entretanto, a ministra polonesa do Clima e Meio Ambiente, Anna Moskwa, disse que seu país está preparado para a possível ação russa. Ela indicou que a Polônia tem trabalhado para reduzir sua dependência das fontes de energia russas. Moskwa prevê que o povo polonês não terá que lidar com a escassez de gás em suas casas.
A mídia búlgara informou que a companhia de gás estatal de seu país recebeu um aviso semelhante da Gazprom na terça-feira.
Os observadores dizem que Moscou também pode tomar medidas contra outros países.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am
















