Rússia intensifica ataques no leste da Ucrânia
A Rússia está intensificando sua ofensiva no leste da Ucrânia.
Uma empresa ucraniana de energia nuclear divulgou imagens filmadas na cidade de Enerhodar, que abriga a usina nuclear de Zaporizhzhia.
Grandes explosões podem ser ouvidas e colunas brancas de fumaça estão subindo.
Moradores estavam realizando uma manifestação de protesto na época, e quatro pessoas ficaram feridas.
O Ministério da Defesa da Rússia diz ter realizado um ataque com mísseis no sábado (2), em uma refinaria de petróleo na cidade portuária de Odesa, no sul do país.
O vice-ministro da Defesa da Ucrânia diz que as tropas ucranianas recuperaram o controle da região de Kyiv.
O ministro disse que Bucha é uma das cidades que foi liberada da Rússia. O prefeito de Bucha diz que mais de 300 residentes foram assassinados.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, está pedindo aos evacuados que não retornem às suas comunidades até que sua segurança tenha sido confirmada. Ele afirma que as forças russas instalaram minas terrestres em todo o lugar.
Uma organização não governamental internacional, Human Rights Watch, diz que as forças russas usaram minas terrestres antipessoais. Mais de 160 países e territórios aderiram a um pacto para proibir tais armas, mas a Rússia não o fez.
A CNN cita várias autoridades norte-americanas como tendo dito que o presidente russo Vladimir Putin está alegadamente tentando se concentrar em obter o controle da Ucrânia oriental em uma tentativa de demonstrar vitória.
Eles também foram citados como tendo dito que o momento para Putin atingir este objetivo é considerado como 9 de maio, um feriado russo para comemorar sua vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
O negociador chefe da Rússia disse no domingo que as negociações continuariam no dia seguinte. Mas ele observou que o trabalho de compilação de um rascunho de acordo foi largamente atrasado, sugerindo que ainda existe uma grande lacuna entre os dois lados.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am