Rússia diz que abriu corredor humanitário para evacuação de Mariupol
O Ministério da Defesa da Rússia informa que o país abrirá um corredor humanitário da cidade ucraniana de Mariupol até Zaporizhzhia nesta sexta-feira (1º), permitindo que os residentes escapem da cidade, agora sob ataque russo.
O ministério anunciou na quinta-feira (31), que a medida ocorre em resposta a um pedido ao presidente russo, Vladimir Putin, pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e pelo chanceler alemão, Olaf Scholz.
Moscou disse que o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV, também participarão do corredor.
O CICV disse que suas equipes estão viajando para facilitar a passagem segura de civis para fora de Mariupol, transportando artigos de socorro e suprimentos médicos.
Enquanto isso, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, criticou a Rússia por seu tratamento em Mariupol. Em um discurso virtual proferido no parlamento belga na quinta-feira (31), Zelenskyy disse que Mariupol tem estado sob bloqueio total por mais de três semanas depois que os militares russos fecharam todas as entradas na cidade.
Ele disse: “Não há nada na cidade: sem água, sem comida, sem remédios, sem vida. Não há nada que você precise para sustentar qualquer vida”.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am