Ícone do site Radio Shiga

Rússia continua com os ataques próximos a Kyiv e no leste da Ucrânia

Rússia continua com os ataques próximos a Kyiv e no leste da Ucrânia

A Rússia continua seus ataques perto da capital ucraniana de Kyiv e espera-se que os combates se intensifiquem no leste do país.

O Ministério da Defesa da Rússia disse neste domingo (17), que seus mísseis de alta precisão tinham destruído uma fábrica de munição em Brovary, perto de Kyiv.

O prefeito de Brovary disse em uma mensagem de vídeo em mídia social que um ataque com mísseis havia danificado a infra-estrutura da cidade. O prefeito pediu calma, dizendo que os danos podem causar problemas com o abastecimento de água, energia e gás, mas a cidade vai trabalhar para restaurar os serviços essenciais o mais rápido possível.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças tinham destruído 68 alvos militares na Ucrânia, incluindo sistemas de mísseis antiaéreos e depósitos de combustível.

A Rússia exigiu que os defensores da cidade do leste de Mariupol deponham suas armas até as 13 horas de domingo (17), horário local.

O ministério disse que a Rússia poupará a vida de todos aqueles que depuserem suas armas. Apelou às forças ucranianas para que decidissem por si mesmas, pois Moscou entende que o quartel-general de Kyiv não as ordenará a se renderem.

A resposta do lado ucraniano não é conhecida, mas espera-se que a luta pela cidade se intensifique.

O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse no domingo (17) que as forças russas continuam a redistribuir o equipamento de combate e apoio da Bielorússia em direção ao leste da Ucrânia.

Acrescentou que, embora o foco operacional da Rússia tenha mudado para a Ucrânia oriental, o objetivo final da Rússia continua o mesmo. Ele descreveu o objetivo como obrigando a Ucrânia a abandonar sua orientação euro-atlântica e afirmando seu próprio domínio regional.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile