Rússia começa mais exercícios militares nas ilhas reclamadas pelo Japão
A Rússia iniciou mais exercícios militares, após uma semana atrás, em uma área que inclui ilhas que ela controla, mas que são reivindicadas pelo Japão.
A medida é vista como uma tentativa de Moscou de enviar um aviso ao Japão, que impôs sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia.
O Ministério da Defesa russo anunciou em seu site na sexta-feira (1º), que mais de 1.000 soldados do Exército e cerca de 200 veículos militares estão participando dos exercícios em duas ilhas, Etorofu e Kunashiri em japonês.
As duas fazem parte das quatro ilhas que o Japão denomina de Territórios do Norte. O governo japonês afirma que elas são parte inerente do território japonês. As ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
O ministério russo diz que as tropas estão praticando procedimentos para lançar mísseis anti-tanque e usar drones de última geração para localizar alvos para baterias de artilharia.
No mesmo dia, anunciou que também foi realizado um exercício na ilha de Matua, a nordeste das quatro ilhas. Dizem que foi usado um sistema de mísseis de superfície para navio chamado Bastion para praticar o bloqueio do desembarque de um inimigo em potencial.
A Rússia realizou exercícios militares com mais de 3.000 soldados na área no final de março, após sua decisão unilateral de suspender as conversações sobre um tratado de paz com o Japão. O Japão tem protestado contra estas medidas. A Rússia também designou o Japão como um dos países que tomou medidas “hostis” contra Moscou.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am