Rússia anuncia a expulsão de 8 diplomatas e oficiais japoneses
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informa que irá expulsar oito diplomatas e funcionários japoneses em Moscou.
No anúncio desta quarta-feira (27), o ministério disse que eles devem deixar a Rússia até 10 de maio. Não divulgou nenhum detalhe sobre eles.
O ministério disse que, dirigido pelo Ocidente, o governo japonês criticou ativamente Moscou e agiu de uma forma sem precedentes nas relações Rússia-Japão. O ministério também disse que o Japão é responsável pelas conseqüências, pois rejeitou os laços amigáveis e construtivos com a Rússia.
O governo japonês anunciou em 8 de abril a expulsão de oito diplomatas e funcionários russos por causa da invasão russa da Ucrânia. Eles deixaram o Japão em 20 de abril.
Em resposta ao último anúncio da Rússia, a Embaixada do Japão em Moscou disse que apresentou um protesto ao lado russo.
A embaixada disse que a Rússia recorreu a meios militares e causou a situação atual. Também disse que a Rússia é totalmente responsável por conduzir os laços Japão-Rússia ao seu estado atual. A embaixada acrescentou que nunca poderá aceitar a tentativa da Rússia de transferir a responsabilidade para o Japão.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am