Rússia afirma ter expandido o controle no leste e sul da Ucrânia
O exército russo está intensificando sua ofensiva no leste e sul da Ucrânia, e afirma ter tomado o controle de algumas partes das regiões.
O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta terça-feira (26), que sua força aérea destruiu depósitos de armas e sistemas de mísseis terra-ar na região de Donetsk e perto da Slovyansk.
O ministério também disse que suas tropas apreenderam grande parte das regiões de Donetsk e Luhansk, bem como toda a região de Kherson, no sul.
Os funcionários do ministério afirmaram que partes das regiões de Kharkiv, Zaporizhzhia e Mykolaiv também estão sob controle russo.
Eles acrescentaram que a paz foi estabelecida nestas áreas.
Também nesta terça-feira (26), explosões destruíram duas antenas de rádio e atingiram uma instalação militar na Transdniestria, uma região pró-russa separatista na vizinha da Ucrânia, Moldávia.
A mídia russa citou as autoridades locais dizendo que as explosões foram ataques terroristas.
A região declarou, unilateralmente, a independência e recebeu tropas russas.
A presidente da Moldávia, Maia Sandu, disse após uma reunião de emergência do conselho de segurança do país que essas tentativas de escalada da violência provêm de facções dentro da região que são pró-guerra e estão interessadas em desestabilizar a situação.
Os detalhes das explosões são desconhecidos, mas o governo moldavo tem sido cauteloso depois que um oficial superior militar russo disse na semana passada que o controle total do sul da Ucrânia melhorará o acesso à Transdniestria.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















