16 C
Kóka
segunda-feira, 4 agosto, 2025 4:48: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Prefeito de Mariupol estima mais de 20 mil pessoas foram assassinadas

As forças russas estão se preparando para um ataque em grande escala na região leste da Ucrânia. O prefeito da cidade portuária oriental de Mariupol falou à NHK e disse que mais de 20.000 residentes já foram mortos.

Prefeito de Mariupol estima mais de 20 mil pessoas foram assassinadas

As forças russas estão se preparando para um ataque em grande escala na região leste da Ucrânia. O prefeito da cidade portuária oriental de Mariupol falou à NHK e disse que mais de 20.000 residentes já foram mortos.

Vadym Boichenko disse: “Os danos na cidade são tão severos que levará anos para se reconstruir. O número de mortes de civis pode ultrapassar 21.000. É como o inferno”.

O número de mortes responde por cerca de 5% dos residentes.

O prefeito também disse que até 120.000 pessoas estão isoladas na cidade. Ele criticou as tropas russas por impedir que ônibus e outros veículos deixassem Mariupol e forçá-los a voltar para a cidade.

Enquanto isso, um regimento ucraniano que lutava em Mariupol postou nas mídias sociais na segunda-feira (11), que as forças russas tinham usado “substâncias venenosas de origem desconhecida” contra as tropas e civis ucranianos.

Ele disse que a substância desconhecida causou problemas respiratórios em várias pessoas.

O secretário de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, disse que os EUA não confirmaram os relatos de um possível ataque com armas químicas russas, mas que estão acompanhando de perto a situação. Kirby disse que os relatórios, se verdadeiros, são profundamente preocupantes.

A Secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Truss, disse no Twitter que seu governo está trabalhando com urgência para verificar os detalhes de um suposto ataque químico.

Também na segunda-feira (11), um porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano disse que as forças russas concluíram os preparativos e estão, alegadamente, prontas para lançar grandes ataques contra a Ucrânia oriental.

O porta-voz acrescentou que as forças ucranianas estavam prontas para defender a região.

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse à televisão estatal na segunda-feira (11) que a Rússia prosseguirá com os ataques.

Lavrov disse: “Nossa operação militar nunca vai parar, a menos que ambos cheguemos a um acordo final sobre as negociações de cessar-fogo com a Ucrânia”.
O escritório presidencial russo diz que o presidente Vladimir Putin está programado para visitar, nesta terça-feira (12), o centro espacial Vostochny no Extremo Oriente da Rússia. Ele também deve manter conversações com seu colega bielorrusso Alexander Lukashenko.

O governo bielorrusso diz que os dois líderes discutirão a situação na Ucrânia e as sanções econômicas impostas aos dois países.

Enquanto isso, o chanceler da Áustria se tornou o primeiro líder da União Européia a se encontrar pessoalmente com o presidente Putin desde o início da invasão. Ele disse que as conversações foram diretas, abertas e duras.

Karl Nehammer disse: “Era importante para mim dizer ao Sr. Putin que a guerra deve ser detida para o bem do povo da Ucrânia. Não há nada em que eu possa ser otimista em relação à reunião”. Nehammer também disse que a ofensiva oriental está sendo preparada “em grande escala”.

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img