Preços globais dos alimentos atingiram alta recorde em março
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura informou nesta sexta-feira (8), que os preços dos produtos alimentícios alcançaram recordes no mês passado, impulsionados pela invasão russa na Ucrânia.
O índice de preços da FAO atingiu uma média de 159,3 pontos em março, 12,6% acima de fevereiro e o mais alto desde o início da manutenção dos registros, em 1990.
A organização declara que os cereais subiram 17%, impulsionados por grandes aumentos nos preços do trigo e de outros grãos.
A Rússia e a Ucrânia respondem por 30% das exportações globais de trigo.
Os óleos vegetais subiram 23,2%, impulsionados pelo aumento dos preços do óleo de girassol, do qual a Ucrânia é o maior exportador do mundo.
Os preços dos produtos lácteos, do açúcar e da carne também aumentaram.
A FAO revisou para baixo sua previsão para a produção global de trigo este ano, levando em conta a possibilidade de que pelo menos 20% da área da safra de inverno da Ucrânia possa não ser colhida.
A FAO informa que as exportações de cereais foram prejudicadas pelo fechamento dos portos ucranianos e pelos “desafios financeiros e de frete” enfrentados pela Rússia, acrescentando que a incerteza do mercado está crescendo.
- Akihabara terá lixeiras inteligentes para reduzir descarte irregular - 11 de fevereiro de 2026 11:11 pm
- Ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, participará da Conferência de Segurança de Munique - 11 de fevereiro de 2026 11:07 pm
- Empresas japonesas mantêm planos de investir na China - 11 de fevereiro de 2026 10:57 pm
















