Pesquisa: índice de aprovação de Putin passa de 80% na Rússia
Uma pesquisa de opinião na Rússia mostra que a taxa de aprovação do Presidente Vladimir Putin subiu acima de 80% depois que o país invadiu a Ucrânia.
A empresa de pesquisa independente, Levada Center, entrevistou pessoalmente 1.632 pessoas com 18 anos ou mais, de 24 a 30 de março.
83% deles disseram aprovar as ações de Putin e 15% disseram que não aprovam.
Até novembro passado, a taxa de aprovação de Putin havia caído para 63%. Gradualmente subiu depois que a Rússia enviou tropas para perto da fronteira com a Ucrânia.
Em fevereiro, a taxa de aprovação era de 71%, logo antes do início da invasão.
O aumento de 12 pontos percentuais no último mês colocou o número acima de 80% pela primeira vez em cerca de quatro anos.
Perguntados se eles aprovam a ação militar da Rússia na Ucrânia, 81% dos entrevistados disseram que o fazem, enquanto 14% disseram que desaprovam.
Por faixa etária, 64% das pessoas com 55 anos ou mais disseram que aprovam fortemente, em comparação com apenas 29% das pessoas com 24 anos ou menos.
O Centro Levada diz que o resultado mostra que muitas pessoas acreditam na propaganda criada pelo governo.
O pesquisador acrescenta que a televisão estatal, que divulga a propaganda, é a principal fonte de informação para as pessoas das áreas rurais e os idosos, enquanto os jovens das áreas urbanas obtêm informações nas mídias sociais.
O Centro Levada foi designado como agente estrangeiro pela administração Putin em 2016.
Apesar da pressão do governo, a agência de pesquisas de opinião continua com estudos e análises independentes.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















