Ofensiva russa na Ucrânia parou antes do “Dia da Vitória” soviético
As tropas russas estão concentrando seus esforços em assumir o controle da Ucrânia oriental antes do aniversário da vitória da ex-União Soviética sobre a Alemanha nazista. Mas as forças russas estão lutando em meio à resistência ucraniana.
O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta quinta-feira (28), que suas forças realizaram ataques com mísseis contra instalações militares ucranianas e derrubaram drones nas regiões orientais de Kharkiv, Donetsk e Luhansk, e em Kherson, no sul.
Enquanto isso, a agência de notícias Interfax da Rússia citou, na quinta-feira (28), um líder de militantes pró-russos em Donetsk como dizendo que um desfile para marcar a vitória soviética na Segunda Guerra Mundial em 9 de maio não seria realizado naquele dia.
O líder disse que o desfile seria realizado depois que as forças russas ganhassem controle total sobre a região, sugerindo que o controle de Donetsk até 9 de maio está se tornando improvável.
Meduza, órgão de mídia online independente russo, citou fontes próximas ao Kremlin como dizendo que referendos sobre a adesão à Federação Russa podem ser realizados nas regiões de Donetsk, Luhansk e Kherson nos dias 14 e 15 de maio.
As fontes da Meduza disseram que os referendos foram, inicialmente, planejados para o final de abril, mas foram adiados várias vezes devido ao fracasso do exército russo na frente de batalha. Eles disseram que poderia haver mais atrasos por razões similares.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















