Ofensiva russa em grande escala ocorrendo no leste da Ucrânia
As autoridades na Ucrânia estão apelando para que as pessoas na parte oriental do país evacuem dentro de dias devido à intensificação dos ataques russos.
Mas a fuga tem seus próprios perigos. A companhia ferroviária estatal da Ucrânia anunciou, nesta sexta-feira (8), que mísseis russos haviam atingido uma estação na região de Donetsk, matando mais de 30 pessoas e ferindo mais de 100.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que milhares estavam esperando na estação para evacuar. Ele acusou os russos de não terem coragem de lutar no campo de batalha e, em vez disso, atacam civis.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse que as tropas russas avançaram para o sul a partir de Izyum, uma cidade estrategicamente importante sob seu controle. O ministério espera que as forças russas retiradas do norte sejam enviadas para o leste, para lutar nas regiões de Donetsk e Luhansk.
Os oficiais da defesa dos EUA compartilham essa visão. O Chefe do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, disse que Washington e seus aliados haviam fornecido à Ucrânia cerca de 60.000 sistemas anti-tanque e cerca de 25.000 sistemas antiaéreos.
Ele acrescentou que as forças ucranianas estão pedindo veículos blindados, argamassas de trincheiras e outras armas.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, condenou o fornecimento de armas à Ucrânia. Ele disse, nesta quinta-feira (7), que provavelmente terá um impacto negativo nas conversações entre Moscou e Kyiv.
As sanções econômicas impostas pelas nações ocidentais estão sendo sentidas pelo governo e pelo público russo. As necessidades diárias estão desaparecendo das prateleiras dos supermercados, e múltiplas indústrias estão sendo afetadas.
O primeiro ministro russo, Mikhail Mishustin, está pedindo às empresas estrangeiras que continuem operando na Rússia.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















